segunda-feira, 10 de agosto de 2009

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Desenvolver habilidades e competencias, adquirir conhecimentos pessoais no âmbito da comunicação e das relações com o outro são formas de se obter ganhos pessoais e para a organização. O modo como acontece os relacionamos entre as pessoas depende do poder e da habilidade na comunicação que as pessoas vão adquirindo no passar do tempo. A comunicação tem a terafa de unir as pessoas e de enriquecer a sua vida.
Uma comunicação eficiente é um processo que exige conhecimentos, pois requer esforço de ambos os interlocutores para que sejam vencidas barreiras. Sendo a comunicação interpessoal, em certas funções, um dos principais instrumentos do trabalho diário, logo se compreende a necessidade de ser utilizada com o máximo de eficiência, para que se torne eficaz.
Aqui serão vistos alguns dos fatores que influênciam profissionais no seu dia-a-dia a utilizarem de forma adequada as várias informações que lhes são passadas, isso como sendo uma atividade constante na sua vida tanto social como profissional.
Desde os primórdios dos tempos os seres humanos necessitaram se comunicar para a própria sobrevivência da espécie. As variedades mais antigas de comunicação foram encontrados em cavernas, onde os primeiros homens desenhavam suas várias passagens como: caça, pesca, escapar de animais selvagens, entre outros desenhos que diziam respeito à sua sobrevivência. Os tempos foram passando e hoje os homens sabem que é por intermédio de uma comunicação eficaz que gera bem estar entre profissionais de uma organização, na vida social e familiar. Isto posto pode-se afirmar que a comunicação é básica para a vida social.
É evidente que o maior ou menor sucesso nas atividades profissionais passa necessariamente pelo aprimoramento na comunicação, verbal ou não, tanto em suas relações interpessoais como no uso de sua inteligência pessoal. É de tal forma importante esse aprimoramento que, com muita freqüência, ruídos ocasionados por comunicações distorcidas influenciam negativamente no bom relacionamento entre profissionais nas organizações.
Para Ferreira (1997, p. 64) “A facilidade de comunicação, a boa verbalização das idéias e a clareza dos argumentos utilizados assumem determinante importância, quando o assunto é confiança.” Normalmente as pessoas extrovertidas tendem a ser mais confiáveis, não que isso seja regra geral, mas com certeza todos tendem a confiar em pessoas comunicativas e com bom relacionamento tanto em sua profissão como fora dela.
As mensagens e informações passadas, principalmente com o advento da Internet, que circulam em frações de segundos pelas redes, tendem a ser na maioria das vezes, descartadas ou mesmo nem serem notadas, uma vez que a mente do ser humano só consegue guardar informações que lhe interessam, sendo automaticamente descartadas pelo celebro aquelas que não tem utilidades para o desempenho de sua carreira e de sua vida. Portanto as organizações atuais tendem a fornecer informações que atendam aos seus interesses e de seus colaboradores. A comunicação para atingir o efeito desejado dentro das organizações precisa ser alimenta e retroalimentada, pois essa comunicação tem efeitos tanto de cima para baixo como intrapessoalmente ou lateralmente, ou seja, para que seja bem compreendida ela tente a circular por todos os lados dentro e fora da empresa.
O Relacionamento Interpessoal, em empresas que têm uma boa comunicação interna, tende a fazer com que os seus colaboradores exerçam a profissão com maior prazer. O relacionamento da empresa com seus funcionários tende a ser gratificante e estimulante, na medida que consegue atrair os melhores profissionais do mercado, porque essas empresas conseguem empregar meios eficazes para que isso aconteça, conseguem ser inovadoras nas suas ações de trabalho e relacionamento tanto no âmbito interno como externo.
Em linhas gerais pode-se afirmar que a Comunicação e o Relacionamento Interpessoal dentro das organizações estão entrelaçados, isso porque um está intimamente ligado ao outro, sendo dependentes entre si.
Pode-se perceber que a totalidade das empresas que visam o bem estar de seus colaboradores e clientes tende a fornecer uma comunicação simples, moderna, eficaz, que satisfaça a todos, quer seja no nível de diretoria, gerencial ou com os próprios funcionários e clientes. Tudo hoje em dia gira em torno de uma boa comunicação e mesmo que o ser humano não queira se expressar, isso já constitui um tipo de comunicação.
Uma boa comunicação começa sempre com um bom planejamento, e se as empresas não investirem em bons comunicadores, em bons estrategistas, a tendência é que suas comunicações acabem chegando até os seus colaboradores com ruídos indesejáveis, o que vem a interferir no andamento normal dentro das organizações. Sabe-se que o profissionalismo na área de comunicação e a busca pela melhoria dos processos são fundamentais para a sustentabilidade de todas as organizações.
Portanto desenvolver competências pessoais no âmbito da comunicação e no relacionamento com o outro, de forma a obterem-se relações produtivas e gratificantes com consequentes ganhos de eficácia organizacional, torna-se assim imprescindível no mundo atual. E o objetivo principal da comunicação é que esta chegue mais próxima possivel do seu interlocutor e de forma eficiênte.

Nenhum comentário: