segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PERSONALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO

O tema ora proposto, pode-se dizer que no momento atual está impregnado em todos os setores da vida do ser humano. Estár-se-á aqui comentando sobre o desenvolvimento do ser humano nas questões relacionadas à personalidade e no aspecto inerente à sua inserção no mercado produtivo.
Muitos são os teóricos que escrevem sobre o tema Desenvolvimento Humano, e como as pessoas atingem uma formação, tanto pessoal como profissional, no decorrer de sua existência. Tratamentos que escritores como: Dulce Sampaio, Robert Mager, Chiavenato, Amyr Klink, entre outros, abordam a respeito da Personalidade do ser humano enquanto fruto do meio em que estejam inseridos. Busca-se assim uma forma de mostrar como se dá o desenvolvimento integral do ser humano e as influencias para sua incersão no setor produtivo da sociedade.
O ser humano é um ser social dotado de inteligência única, que o diferencia do restante dos animais, todavia ele não nasce com essa inteligência, isso porque, durante toda a sua vida precisa de estimulos para o usodessa inteligência, e isso só se consegue adquirir no convívio com outros de sua espécie. Pode-se com isso afirmar que a vida humana é uma gradativa tomada de consciência de seu verdadeiro ser, de sua realidade mais profunda, e neste sentido o ser humano vai moldando sua personalidade. “A humanidade hoje crê ter evoluido porque descobriu como desfrutar dos recursos naturais e materiais.” (SAMPAIO, 2004, p. 43). A evolução significa a mudança e transformação do comportamento humano e coletivo para a realização humana e não apenas dos aspectos exteriores e materiais. E o que isso significa? Significa que o ser humano vive em constantes transformações, transformações essas que diz respeito ao viver em grupo, a saber relacionar-se com o outro, a saber administrar suas emoções, a ter estima elevada e, por assim dizer, automotivação.
O ser humano possue na sua personalidade, qualidades que o permite ser vigoroso em seus atos, ter sempre expírito empreendedor e uma capacidade ímpar de esforçar-se e empenhar-se com energia incansável até atingir os seus objetivos, e seus ideais de ser humano.
Fazendo uma análise do desenvolvimento no aspecto profissional e, segundo Chiavenato (2004, p. 370) “ O desenvolvimento está mais focalizado no crescimento pessoal do empregado e visa à carreira futura e não apenas ao carco atual.” O que ele afirma, e realmente vem acontecendo, é o aperfeiçoamento que todos os profissionais em suas diversas carreiras estão em busca, isso tem muito a ver com as exigências do mercado de trabalho tão competitivo, como nunca se viu em outros tempos. A busca pelas melhores colocações fazem com que o homem corra atrás do conhecimento mais aprofundado. É como diz o dito popular “quem quer corre atrás”. O profissional moderno busca seu desenvolvimento profissional, social como também o político.
Na questão relacionada ao “Desenvolvimento Humano”, o que as pessoas buscan, são conhecimentos apricáveis à sua área de atuação, isso para que possam vislumbrar novos horizontes, agregando valores, habilidades, melhorando sua competência, pois isso é o que o novo mercado de trabalho exige dos profissionais nas diversas áreas em que atuam. E como esses profissionais estão fazendo para que isso aconteça? Através da formação em cursos de graduação, pós-graduação, participação em seminários, palestras, treinamentos dentro e fora de sua empresa. “O desenvolvimento da pessoa está intimamente relacionado com o desenvolvimento de sua carreira.” (CHIAVENATO, 2004, p. 374). E para que isso ocorra é preciso que este se proponha a buscar novos conhecimentos, e as pôr em execução.
O profissional moderno busca incessantemente melhorar o desempenho profissional e sua carreira, tentando alcançar vôos mais altos, “... um dia é preciso parar de sonhar, tirar os planos das gavetas e, de algum modo, começar.” (KLINK, 2000) E o profissional moderno está realmente com essa preocupação? Sim, na medida em que busca o que se pretende alcançar e como fazer para que isso seja possível, ele está no caminho de seu sucesso, tanto profissional, como social, e não tão somente o seu, mas sim o sucesso no longo prazo das organizações em que atuam como colaborador.
O que pôde ser visto com relação ao ser humano, é a sua capacidade de interagir com o meio, procurando intervir de maneira criativa e criadora para superar obstáculos existentes no âmbito do mercado de trabalho. E como ele vem fazendo isso? Através do seu aperfeiçoamento constante, proporcionando facilidades de por em execução àquilo que se delibera a praticar.
E o que o profissional espera com isso? Sentir-se recompensado em seu trabalho, desenvolvendo suas habilidades e competências. Todo profissional se sente mais satisfeito e realizado com aquilo que faz. Quando as pessoas se sentem recompensadas por seu trabalho, elas tendem a se tornarem excelentes e comprometidas com os objetivos da empresa.
Isto posto pode-se afirmar que, apesar de o ser humano ter por toda a sua vida motivação para ser um bom profissional, ele precisa gostar do que faz. Não é só a remuneração por seu trabalho que define se o profissional vai ou não estar motivado, e sim o seu prazer em realizar aquilo que gosta de fazer e que seja bom para ele, para a organização, para a sociedade e para a sua vida.

Nenhum comentário: