segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

Escrever sobre Liderança deve-se ter, por parte de quem o escreve, uma atenção especial, isto porque temas como Liderança e Motivação estão interligados entre si. Não se pode afirmar que exista um líder que não tenha em sua essência estilos e competências que traduza em motivação para com os demais liderados.
O líder não nasce de um dia para o outro, o percurso para se chegar ao posto de líder é um tanto quanto extenso, e porque não dizer que a motivação é uma das principais características da pessoa tida como líder.
Liderança e liderados são termos usados atualmente nas esferas sociais, organizacionais e políticas, portanto o líder só existe porque existe algo a ser feito, objetivos a serem alcançados, metas a serem cumpridas, sem a presença de alguém que exerça o papel de líder dificilmente se chegará aos objetivos propostos.
Para falar sobre o líder, inicialmente deve-se trazer a comparação que Araújo (2006, p. 334) faz a respeito da pessoa líder e da pessoa que exerce o cargo de gestor, para ele: “O líder é quem trata de assuntos não palpáveis no âmbito organizacional, enquanto o gestor cuida dos postos concretos.” Percebe-se nas palavras de Araújo que realmente o líder é aquele que conecta as pessoas da organização ao seu produto, ao seu negócio, ao fim principal da empresa, enquanto que o gerente, ou gestor, coloca para trabalhar as pessoas da organização no seu negócio.
Ninguém é líder por acaso, ninguém pode afirmar que um dia será um líder ou liderará alguma coisa. Não existe pessoa com o título de “Líder nato”. Para se alcançar o posto de líder a pessoa precisa mostrar suas capacidades de liderança ao longo de sua vida social e profissional. Não se escolhe ser líder, mas são as pessoas, os grupos, os liderados que escolhem o seu próprio líder.
Um dos atributos do líder, e porque não dizer o principal, á a confiança que os liderados depositam sobre ele. Não existem líderes que não possam transmitir confiança aos seus liderados, confiança essa que está intrinsecamente ligada ao caráter, respeito com o outro, solidariedade, honestidade, senso de responsabilidade, ao trato com as pessoas, com o grupo social. Somente é líder aquele que inspira confiança, e, uma vez quebrada essa confiança, o líder perde totalmente sua credibilidade para com os seus liderados deixando, na maioria das vezes, de ser visto como líder.
Em todos os setores da vida humana existe a figura do líder, seja no ambiente familiar, nas organizações, na política, enfim, em todos os lugares, é preciso ter uma pessoa que possa indicar o melhor caminho a ser percorrido, atuando com democracia, que seja aberto e que de rumo aos seus liderados.
Com o advento da chamada “Era Industrial”, por volta dos séculos XVII e XVIII, nas fábricas aqui instaladas, os empregados eram chefiados por gerentes, supervisores, aqueles que davam as ordens e estas que eram, na sua maioria impostas e se faziam cumprir, tanto por medo como por retaliações impostas. Passaram-se os anos e verificou-se que esses empregados produziam menos que o habitual devido ao sistema severo de cobrança, e quando eram colocados para trabalhar sobre ordens e rotinas estressantes. Existia naquela época a “Autoridade Formal” onde regras eram impostas como instrumentos para possibilitar a convivência social.
Atualmente a maioria das empresas, as que dão maiores e melhores resultados, são as que investem no profissional com características próprias de liderança, aqueles que conseguem influenciar comportamentos e ações com objetivos e metas de interesse comum do grupo.
E aqui não se poderia falar de Liderança sem falar de Motivação. Motivação que é o ato que o indivíduo tem para alcançar objetivos na vida, objetivos esses que vão desde o aprender a falar, andar, correr, escrever, até o mais cobiçado, alcançar o status na sua vida social e profissional.
O ser humano passa por diversas fazes em sua vida, desde o seu nascimento até a fase adulta, e, desde criança, ele vem sendo estimulado a continuar crescendo, tanto como ser humano como ser social. Por isso essa criança, já na sua infância começa a traçar os objetivos de vida. Sabe-se que nem sempre os objetivos traçados são totalmente satisfeitos, isto porque durante toda a vida a pessoa tem que estar sempre superando conflitos, frustrações e ansiedades que vão surgindo no decorrer desta busca, e para alcançar os seus objetivos o ser humano precisa de muito discernimento para superar todos esses obstáculos, um a um, na medida em que vão surgindo.
Portanto o líder tem que estar sempre procurando atingir os seus objetivos e para isso, precisa de motivos e motivações para alcançá-lo. As empresas hoje, buscam pessoas com espírito empreendedor, de equipe, que sejam e estejam sempre motivadas, e é dai que surgem empresas que se mostram líderes de mercado, que estão na dianteira das concorrentes, que buscam um perfil de eficiência e eficácia, que buscam profissionais mais bem qualificados, preparados, com espírito de liderança e motivados para o seu trabalho, e para o bem da organização.

Nenhum comentário: